domingo, 24 de fevereiro de 2013

EGITO - Terra dos Faraós ! - Mai2010

Fomos de Tel Aviv até o Cairo de avião ($ 300,00).Pagamos a taxa do visto ($15,00) pegamos um táxi e fomos até o centro da cidade.
Ficamos hospedados no hotel KingTut o qual ficava num prédio comercial.O dono do hotel me chamou e perguntou se tínhamos algum tour programado porque ele fazia este serviço.Elaborou um roteiro de 10 dias pelo país inteiro , onde teríamos um guia particular falando espanhol,um carro com motorista , viajaríamos até o sul de trem leito e ficaríamos num navio pelo rio Nilo, hospedagem com uma refeição,também uma viagem até Alexandria tudo por $ 1.500,00 para nos dois.

Cidadela
No primeiro dia o guia nos levou para o restaurante mais caro de todo o país com vista panorâmica das piramides , buffet de comidas "européias" e árabes onde pude tomar a deliciosa "Molokheia" que é uma sopa de verduras e condimentos. Pagamos equivalente a R$ 20,00 por pessoa.Logo percebemos que o custo de vida era muito barato pois se podia almoçar num restaurante à la carte e gastar no máximo R$ 3,00 !fotos

Khan el Khalili

Neste primeiro dia visitamos o sítio de Sakkara,onde há uma piramide primitiva,as famosas piramides de Gizah , o bairro de Khan el Khalili onde se vendem e  produzem artesanatos.

No dia seguinte pegamos o trem leito e fomos até Aswan onde fica a maior barragem.Havia um guia nos esperando na estação e ficamos acomodados num navio no rio no dia seguinte fomos até Abu Simbel de perua a qual fica a 300 km de distancia e fica na fronteira com o Sudão.Visitamos o maior monumento do Egito antigo o templo de Abu Simbel , realmente impressionante!
Abu Simbel
Voltamos ao navio o qual iniciou navegar e parando nas cidades onde haviam sítios arqueológicos.Fomos de barco até uma aldeia Nubia para jantar na casa de um nativo,nesta casa havia bancos de alvenaria forrados de tapetes e um crocodilo mantido em cativeiro.

Continuamos nossa viagem visitando vários sítios, isto sem contar que essa viagem de navio era um prazer à parte.À noite no convés podia se observar uma bela lua num céu todo estrelado,o jantar com comida árabe uma delícia,depois houve apresentação de música e dança do ventre !

Chegamos em Louxor onde nos hospedamos.Esta cidade é a mais importante e onde fica a maior quantidade de monumentos antigos.Vistamos o vale dos reis onde ficam vários túmulos antigos,os colossos de Memnon,templo de Karnak etc.

Voltamos ao Cairo de trem e fomos até o hotel.No dia seguinte fomos até a cidade de Alexandria , visitamos a maior biblioteca do mundo , mesquitas etc. Voltando ao Cairo , visitamos o museu do Cairo (imperdível) onde ficam as maiores antiguidades do país . No dia seguinte foi uma visita sentimental para minha casa , colégio etc. Devo dizer que neste aspecto as coisas continuam iguais.Os prédios são os mesmos da década de 40 ou 50 , mesmo meu colégio continuava igualzinho de 50 anos passados !
Numa próxima viagem visitaremos o oásis de Siwa e os balneários do mar vermelho.

Terei o maior prazer em responde às suas dúvidas e ler suas sugestões ou críticas, basta postar um comentário no campo abaixo desta página.
Se desejar visualisar mais fotos,visite minha página do facebook e aproveite para publicar suas fotos de viagem no grupo "World Tour" da minha página.