domingo, 10 de novembro de 2013

Serviços - Carros . dirigir na Europa.....muito estressante !

Exceptuando as grandes cidades , a Europa possue ruas muito estreitas , de mão única não permitindo a ultrapassagem dos outro carros , sendo que as calçadas possuem bornes nas beiradas para impedir o estacionamento. Como estas cidades foram construídas na época medieval , não foram planejadas para receberem nossos carros.

Portanto se tiver dúvida no caminho à seguir , deve-se parar num estacionamento e perguntar , já que não dá para parar nem estacionar . Importante estar munido de um aparelho GPS o qual é fundamental nesses casos. As locadoras de carros costumam alugá-los ao preço de 15,00 euros/dia , o que é abusivo , o ideal é levá-los de casa tomando-se o cuidado de gravar o mapa da Europa.

Os estacionamentos públicos quando são dentro de uma garagem são pagos ( 20 euros a diária) , também existem área descobertas onde é permitido estacionar e são grátis.Muitas vezes se chega ao hotel de destino sem conseguir parar , isto gera um estresse muito grande.

Alugamos um carro em Paris e fomos em direção à Amboise distante aproximadamente 250 km a qual fica no Vale do Loire . Saímos num domingo , notamos que que a maioria dos postos e restaurantes nas estradas fecham aos domingos. As estradas e cidades adjacentes são desertas , não havendo "alma viva" para pedir informações. As placas indicativas não ajudavam em nada pois estas só indicavam as cidades intermediárias.

As cabines de  pedágios são um capítulo à parte , pois estas são totalmente automatizadas não havendo nenhum funcionário. Para nós brasileiros isto é totalmente inusitado por não sabermos os procedimentos.

Estas funcionam assim : ao ingressar numa autoestrada passa-se por um primeiro pedágio , ao adentrar na cabine , sai um ticket da máquina o qual ao ser retirado abre a cancela. Perto do destino passa-se por um segundo pedágio. ao entrar na cabine deve-se introduzir o ticket do primeiro pedágio e o papel moeda numa outra abertura , o troco sai numa caixinha. Estes são chamados "ponto à ponto" pois só é tarifada a distancia que percorreu. Alguns outros pedágios são diferentes e deve-se introduzir as moedas numa cestinha.

Também não há frentistas nos postos. por isso é bom prestar muita atenção ao abastecer o carro pois há vários tipos de combustíveis. Vimos muita gente colocar o combustivel errado.


2 comentários:

  1. Aluguei um carro em Roma e devolvi em Milão. Passei todas estas dificuldades para estacionar, pagar o pedágio e abastecer, mas valeu a pena. Quanto ao GPS o funcionário da locadora me aconselhou a comprar um em Roma, custou 120,00 euros, mas saiu mais barato que o aluguel por 10 dias a 14,00 euros. Um detalhe, mesmo com o mapa da Europa atualizado, o aparelho também dá dicas erradas. Em Montalcino entrei em uma rua sem saída, em La Spezia dei voltas desnecessárias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levei meu GPS do Brasil,pedí para o técnico "baixar" o mapa da França , passei R$ 100,00 Não fosse isso não tinha chegado nem na promeira cidade. Porèm descobrí que não constava Cannes e as cidades adjacentes

      Excluir