terça-feira, 28 de maio de 2013

PORTUGAL - Évora , o paraíso gourmet de Portugal

Évora fica a 130 km de Lisboa e pode se chegar de trem (comboio) muito confortável , saindo da capital em 1:20 h .A estação ferrroviária fica perto do centro.A melhor maneira de visitar a cidade é de carruagem que pode ser encontrada perto da catedral.
Esta cidade museu , cujas raízes remontam à época romana , chegou à sua idade de ouro no século XV , quando se tornou residência dos reis portugueses.


Évora é a capital da província de Alentejo , e é o melhor exemplo de uma cidade de ouro de Portugal , após a destruição de Lisboa em 1755.Sua paisagem urbana influenciou a arquitetura portuguesa no Brasil como a de Salvador,Bahia.


Há uma série de construções do período medieval , como a Catedral (1186).A idade de ouro começou quando os reis portugueses elegeram-na para moradia no século XV.Nesta época conventos e palácios surgiram por toda parte.Os conventos de St Claire a igreja real e o convento de São Francisco , o convento dos Lóios com a igreja de São João Evangelista.





Évora começou entrar em declínio após a expulsão da Companhia de Jesus pelo ministro Pombal em 1759.



Visite o antigo aqueduto construido em arcos , o Cromeleque dos Almendres complexo megalítico da península Ibérica. Veja a praça do Giraldo no centro da Cidade , o templo de Diana com suas colunas , e a capela dos ossos.



Interessante o artesanato em cortiça. Pode se observar vários objetos confeccionados com este material como talheres , bonés , chinelos e até mesmo guarda chuvas !!!


A gastronomia é uma das atrações desta cidade medieval.Peça um dos pratos tradicionais : Açorda , Migas com carne de porco , e carne de porco à alentejana.Tudo regado com um vinho Alentejano.


Depois peça uma sobremesa : Sericaia , bolo podre , Pão de Rala , mel e Noz. Observe a linda decoração da rua com guarda chuvas coloridos pendurados.
Terei o maior prazer em ler e responder às suas sugestões ou críticas.Poste um comentario no campo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário