quinta-feira, 6 de junho de 2013

pw URUGUAI - Montevideu e Punta del Este

Montevideu , a cidade portuária e capital do Uruguai , é o destino perfeito para viajantes que buscam passeios relaxantes passando por pédios da era colonial e junto a lindas praias. O portão Ciudadela , a única parte restante do muro que uma vez circundou a cidade inteira , serve agora como a entrada para a Ciudad Vieja(cidade velha) , a parte mais antiga de Montevideu.Lar de de igrejas , museus e teatros , à noite a área ressurge com boates tocando tango e ritmos de Camdombe para multidões de dançarinos.

Montevideu é a sede do Mercosul a cidade latino americana com melhor qualidade de vida e se encontra entre as 30 mais seguras do mundo ! Pertenceu ao Brasil durante o reinado de D.Pedro I em 1825 e conquistou sua independência em 1828. Fica à margem do rio de La Plata. Este por sinal tem 200 km de largura e há praias lindíssimas ! a mais famosa é a praia de Los Pocitos . Lindos e modernos prédios , praças e jardins. Ao lado da praia há ótimos restaurantes e é o lugar bohêmio da cidade.

Ficamos hospedados no hotel Austral , bem localisado e num preço razoável , para passar o reveillon de 2011.Chegamos no dia 30 de dezembro e fomos procurar algum lugar ou restaurante para passar a passagem do ano. Estava tudo reservado e muito caro ! no dia seguinte chegando ao hotel vimos vários turistas brasileiros que também não tinham encontrado lugar para festejar , então decidimos festejar aí mesmo no saguão do hotel , compramos bebidas e salgadinhos e foi a melhor e mais divertida passagem de ano que já tivemos ! a turma era grande e tinha pessoas do Brasil inteiro !

Contratamos um tour pela cidade e no outro dia fomos para Punta del Este. Não havia mais lugar para fazer um tour para Colônia del Sacramento , mas é uma opção para uma próxima vez !

No 1° de janeiro fizemos o tour pela cidade , depois não encontramos nenhum restaurante aberto !!! não circulavam ônibus , táxi e os restaurantes só reabriram depois das 18 h !!!

Os pontos turísticos mais interessantes são a praia de Los Pocitos , Plaza Independencia ,  Palácio Salvo , Catedral Metropolitana , o farol de Punta Brava. Descobrimos que é o lugar de veraneio preferido dos gaúchos !
Não deixe de ir à Cidade Velha e de almoçar no Mercado del Puerto.Mas vá num dia de semana ,quando o comércio está funcionando e as ruas estão cheias ; no fim de semana há risco de assalto nas cercanias do mercado.

Um programa bastante turístico , porèm imperdível , é o bar Fun Fun (barfunfun.com) que tem shows de tango todas as noites. A dica aqui é chegar tarde e aguardar o set de candombe , a deliciosa salsa uruguaia.É divertido observar os uruguaios  andando de cuia de mate na mão.

Punta Del Este fica no distrito de Maldonado , fica à 135 km de Montevideu.Está entre entre os 10 balneários de luxo do mundo !
e é um dos mais charmosos da América Latina , oferecendo tanto praias oceânicas (oceano Atlântico) , quanto de rio (rio da Prata).

O balneário é conhecido por ser frequentado por artistas , milionários e membros da alta sociedade de vários países. Ao chegar na cidade passamos por uma ponte cujo formato em onda é exclusivo !!! depois passamos pelo distrito de Punta Ballena e Piriápolis , visitamos a Casa Pueblo , que foi construída pelo artista Carlos Paez Vilaró.No interior tem um museu , uma galeria de arte e um apart-hotel , tem também uma homenagem ao filho do artista , Carlos Miguel , um dos dezeseis sobreviventes do acidente aéreo que caiu nos Andes em 1972 ! Compramos algumas estampas e por sorte encontramos o artista que autografou as obras.

O símbolo mais representativo e famoso de Punta é o Monumento al Ahogado (afogados) conhecido popularmente como "los dedos" que é uma escultura de 5 dedos parcialmente enterrados na areia da praia brava ! visite o cassino do tradicional hotel Conrad.
Ponte Leonel Vieira

Uma das atrações é observar o pôr do sol , tanto em Punta como em Montevideu. Passeie pela marina repleta de barcos luxuosos e faça um tour aos bairros de Beverly Hills e San Rafael lindíssimos onde as casas com jardins não tem cercas (preste atenção às placas em frente com os nomes) , tudo isto ajudam a entender porque Punta del Este é o principal destino turístico do Jet Set Latino !
veja este vídeo

Outros lugares interessantes são os departamentos de Florida , onde foi celebrada a independência do Brasil, e o balneário de Shangrila.